Que a natação é importante para o desenvolvimento do bebê, todos concordam . Ela proporciona aos bebês benefícios físicos , orgânicos , sociais , terapeuticos e recreativos , melhora a adaptação na água, aprimoramento a coordenação motora, noções de espaço e tempo, prepara o psicológico e neurológico para o auto-salvamento, aumento da resistência cárdio-respiratória e muscular. A natação ajuda também a tranquilizar o sono, estimular o apetite, melhorar a memória, além de prevenir algumas doenças respiratórias.
Além de auxiliar no pré-estímulo motor, antes mesmo de a criança tentar se deslocar fora da água, já o consegue dentro da água, assim facilitando seu maior desenvolvimento. Durante as aulas acontecem diferentes formas de estímulos, tanto motores, como visuais, auditivos, verbais , entre muitos outros. O bebê aprende cores, tamanhos , texturas , diferença entre objetos, músicas, aprende a ter contato e distinguir outras crianças e as pessoas estranhas dos familiares, iniciando assim o convívio social. O tônus muscular começa a se formar, e assim dominar a posição sentada, consquistar a posição de pé e tudo isso facilita a sua busca de equilíbrio.
O que defendemos aqui é a participação dos responsáveis nas aulas. Esse contato é de extrema importância para o desenvolvimento afetivo, sabe-se que o controle emocional é basicamente formado aos 2 anos de idade. Nesse período inicial da natação para os bebês os pais serão as principais figuras, uma vez que ao entrar em um ambiente desconhecido
( piscina ), o bebê encontra rostos conhecidos e amados de papai e/ou mamãe, já não assusta tanto, pois sente o aconchego, abrigo que lhe garantem o colo dos pais. Essa postura dá a criança segurança e aceitação pelo que realiza, pois enconta motivação dentro e fora da piscina, aumentando seu sentimento de identificação e auto valorização na atividade. A mãe continua sendo a referência principal da criança para continuar a crescer e desenvolver.
A importancia dos pais nas aulas não é apenas para exercitar-se, mas também para aumentar o laço afetivo e confiança mútua, e este contato é muito importante para o desenvolvimento afetivo com o bebê. É através do "Toque" , que a mãe dá continência, que passa segurança, carinho e amor. Esse toque, Wallon chama de comunicação não-verbal.
Outro aspecto importante é o olhar, o olhar que marca a existência do sujeito. O olhar de uma mãe para o seu filho é endereçado, ou seja, é somente para o seu filho, e com isso cria a sua identidade, e mais uma vez passa todo o seu sentimento por ele, favorecendo para o desenvolvimento de um sujeito emocionalmente equilibrado. Por fim a voz, que acalma o bebê, uma vez que ele reconhece a voz de sua mãe, e se sente seguro na sua companhia.
A natação para bebês trata de favorecer o desabrochar de seu ritmo , personalidade; trata de deixá-lo à vontade descobrindo e explorando o seu mais bonito brinquedo : o próprio corpo .